10 de junho de 2013

Fraseologia popular digna de ser lida


 


"Tenho esta comichão na perseguida porque o meu marido tem uma infecção na ponta da natureza."

Carlos Barreira da Costa, médico Otorrinolaringologista da mui nobre e Invicta cidade do Porto, decidiu compilar no seu livro A Medicina na Voz do Povo, com o inestimável contributo de muitos colegas de profissão, trinta anos de histórias, crenças e dizeres ouvidos durante o exercício desta peculiar forma de apostolado que é a prática da medicina.

Jóias deste tão pouco conhecido léxico: 


O DIÁLOGO COM UM PACIENTE COM PATOLOGIA DA BOCA, OLHOS, OUVIDOS, NARIZ E GARGANTA É SEMPRE UM DESAFIO PARA O CLÍNICO

Ø       A minha expectoração é limpa, assim branquinha, parece, com sua licença, espermatozóides.

Ø       Quando me assoo dou um traque pelo ouvido, e enquanto não puxar pelo corpo, suar, ou o caralho, o nariz não se destapa. 

Ø       Não sei se isto que tenho no ouvido é cera ou caruncho. 

Ø       Isto deu-me de ter metido a cabeça no frigorífico. Um mês depois fui ao Hospital e disseram-me que tinha bolhas de ar no ouvido.

Ø       Ouço mal, vejo mal, tenho a mente descaída.

Ø       Fui ao Ftalmologista, meteu-me uns parafusinhos nos olhos a ver se as lágrimas saíam.

Ø       Tenho a língua cheia de Áfricas.

Ø       Gostava que as papilas gustativas se manifestassem a meu favor.

Ø       O dente arrecolhia pus, e na altura em que arrecolhia às imidulas, infeccionava-as

Ø       A garganta traqueia-me, dá-me aqueles estalinhos e depois fica melhor.

 AS PERTURBAÇÕES DA FALA IMPACIENTAM O DOENTE

Ø       Na voz sinto aquilo tudo embuzinado. 
Ø
       Não tenho dores, a voz é que está muito fosforenta. 
Ø
       Tenho humidade gordurosa nas cordas vocais. 
Ø
       O meu pai morreu de tísica na laringe  
OS PROBLEMAS DA CABEÇA SÃO MUITO FREQUENTES


Ø     Há dias fiz um exame ao capacete no Hospital de S. João. 
Ø
       Andei num Neurologista que disse que parti o penedo, o rochedo ou lá o que é.... 
Ø
       Fui a um desses médicos que não consultam a gente, só falam pra nós. 
Ø
       Vem-me muitos palpites ruins, assim de baixo para cima.... 
Ø
       A minha cabecinha começa assim a ferver e fico com ela húmida, assim aos tombos, a trabalhar. 
Ø
       Ou caiu da burra ou foi um ataque cardeal. 
 
OS APARELHOS GENITAL E URINÁRIO SÃO OBJECTO DE QUEIXAS SUI GENERIS


Ø       Venho aqui mostrar a parreca. 
Ø
       A minha pardalona está a mudar de cor. 
Ø
       Às vezes prega-se-me umas comichões nas barbatanas. 
Ø
       Tenho esta comichão na perseguida porque o meu marido tem uma infecção na ponta da natureza. 
Ø
       Fazem aqui o Papa Micau (Papanicolau)? 
Ø
       Quantos filhos teve? - pergunta o médico. 
Ø
   Para a retrete foram quatro, senhor doutor, e à pia baptismal levei três. 
Ø
       Apareceu-me uma ferida, não sei se de infecção se de uma foda mal dada. 
Ø
       Tenho de ser operado ao stick. Já fui operado aos estículos. 
Ø
       Quando estou de pau feito... a puta verga. 
Ø
       O Médico mandou-me lavar a montadeira logo de manhã. 

AS DORES DA COLUNA E DO APARELHO MUSCULAR E ESQUELÉTICO SÃO DIFÍCEIS DE SUPORTAR


Ø       Metade das minhas doenças é desfalsificação dos ossos e intendência para a tensão alta. 
Ø
       O pouco cálcio que tenho acumula-se na fractura. 
Ø
       Já tenho os ossos desclassificados. 
Ø
       Além das itroses tenho classificação ossal. 
Ø
       O meu reumatismo é climático. 
Ø
       É uma dor insepulcrável. 
Ø
       Tenho artroses remodeladas e de densidade forte. 
Ø
       Estou desconfiado que tenho uma hérnia de escala. 
 
O PORTUGUÊS BEBE E FUMA MUITO E DESCULPA-SE COM FREQUÊNCIA


Ø       Tomo um vinho que não me assobe à cabeça. 
Ø
       Eu abuso um pouco da água do Luso. 
Ø
       Não era ébrio nato mas abusava um pouco do álcool 
Ø
       Fujo dos antibióticos por causa do estômago. Prefiro remédios caseiros, a aguardente queimada faz-me muito bem. 
Ø
       Eu sou um fumador invertebrado. 
 
O APARELHO DIGESTIVO ORIGINA SEMPRE MUITAS QUEIXAS


Ø       Fui operado ao panquecas. 
Ø
       Tive três úlceras: uma macho, uma fêmea e uma de gastrina. 
Ø
       Ando com o fígado elevado. Já o tive a 40, mas agora está mais baixo. 
Ø
       Eu era muito encharcado a essa coisa da azia. 
Ø
       Senhor Doutor, a minha mulher tem umas almorródias que, com a sua licença, nem dá um peido. 
Ø
       Tenho pedra na basílica. 
Ø
       O meu marido está internado porque sangra pela via da frente e pinga pela via de trás. 
Ø
       Fizeram-me um exame que era uma televisão a trabalhar e eu a comer papa. 
Ø
       Fiz uma mamografia ao intestino. 
Ø
       O meu filho foi operado ao pence (apêndice) mas não lhe puseram os trenós (drenos), encheu o pipo e teve que pôr o soma (sonda). 
 
OS MEDICAMENTOS E OS SEUS EFEITOS PRESTAM-SE ÀS MAIORES CONFUSÕES


Ø       Ando a tomar o Esperma Canulado - Espasmo Canulase 
Ø
       Tenho cataratas na vista e ando a tomar o Simião - Sermion 
Ø
       Andei a tomar umas injecções de Esferovite - Parenterovit 
Ø
       Era um antibiótico perlim pim pim mas não me fez nada - Piprili 
Ø
       Agora estou melhor, tomo o Bate Certo - Betaserc 
Ø
       Tomo o Sigerom e o Chico Bem - Stugeron e Gincoben 
Ø
       Ando a tomar o Castro Leão - Castilium 
Ø
       Tomei Sexovir - Isovir 
Ø
       Tomo uma cábulas à noite. 
Ø
       Tomei uns comprimidos jaunes, assim amarelados. 
Ø
       Tomo uns comprimidos a modos de umas aboborinhas. 
Ø
       Receitou-me uns comprimidos que me põem um pouco tonha. 
Ø
       Estava a ficar com os abéticos no sangue.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui a tua opinião ou sugestão

Mensagens populares

BuzzBoost

Pesquisar aqui

Pesquisa personalizada

Mostrar pesquisa